Tema: 5 roteiros de inverno – bons passeios para o frio dos rios e serras até ao mar.
As temperaturas baixas e os dias luminosos convidam a passeios na Natureza com a promessa de que no regresso há um espaço de aconchego à espera. Freixo de Espada à Cinta, é um dos cinco roteiros, da montanha à praia, com propostas para abraçar a paisagem e ir à descoberta de mão dada com propostas ao ar livre. A Quinta dos Castelares é destaque no roteiro realizado em Freixo de Espada à Cinta.
“Nas mesas de ambos os restaurantes o que se bebe é o vinho do Douro Superior, principalmente o produzido em Freixo e que Pedro Martins e Manuel Caldeira, da QUINTA DOS CASTELARES, consideram o melhor da região. Situada na Serra de Poiares, a sua história remonta aos anos 1970, quando Manuel Caldeira comprou um pedaço de terra para plantar vinhas. “Na aldeia de Poiares morava Gastão Taborda, o engenheiro que não deixou desaparecer a touriga nacional. Quando eu estava a começar a plantar, ele recomendou que eu plantasse a serra toda, pois aqui estão ‘as melhores massas vínicas do Douro’”, conta Caldeira, que sabiamente seguiu o seu conselho. Foi só em 2010, quando Pedro Martins, engenheiro do Porto, se mudou para Freixo e se juntou ao projeto, que surgiu a marca. “Em 2011, iniciámos a vindima mas só em 2013 começámos a comercializar”, conta. Isto porque para eles “fazer vinho não é só espremer uvas, tem muita paixão”. No início “esgotávamos o vinho em seis meses”, lembra. Por isso, decidiram construir uma adega própria, inaugurada em 2015. Na loja há uma espécie de altar com as referências da marca, sendo as três garrafas de cima os topos de gama: o Quinta dos Castelares Manuel Caldeira, o Sublime, 100 por cento touriga nacional, e o tinto Bicho-da-Seda, que remete para a história da sericultura em Freixo.”
Castelares | Há um novo Douro para descobrir.
#quintadoscastelares #douro #dourosuperior #vinhoportugues #vinho #castelares #shoponline #discounts #morewines #dourovinhos #vinhosportugal #dourovinhateiro