Bicho da Seda

ORIGEM

Seda é símbolo indubitável da mais alta qualidade, Bicho-da-Seda é o animal que produz o fio da tal altíssima qualidade, por isso o nome para este vinho produzido pela Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira. Clássico, Intenso, Elegante, Complexo, Fresco, Rico quantos mais adjetivos qualitativos conseguirmos arranjar melhor consegui-mos descrever este vinho.
Uvas “field Blend” provenientes das vinhas mais velhas da Quinta dos Castelares a uma altura entre os 500-600 metros de solos xistosos com orientação Norte-Nascente com objetivo de obter o equilíbrio necessário para um vinho Complexo.

 

VINIFICAÇÃO

Vindima manual, desengace total e suave esmagamento, fermentação em lagares de inox onde se processou a maceração pré-fermentativa a frio seguindo a fermentação alcoólica. Durante este período proce-deu-se a suaves “pigeages” com temperatura controlada. Procedeu-se uma maceração pós-fermentativa com o objetivo de obter um vinho concentrado, aromático e elegante.

 

ESTÁGIO

24 meses em barricas novas de carvalho francês de 225L

 

PROVA

Cor Rubi de elevada profundidade. Aroma intenso, complexo com predominância em frutos vermelhos, especiarias e pimenta. Notas de bergamota e esteva em equilíbrio com as notas superelegantes do estágio em barrica. Na boca têm um excelente volume, acidez bastante presente e bem integrada, taninos finos e intensos fazen-do este vinho longo e cheio antevendo um excelente potencial de envelhecimento em garrafa.

 

GASTRONOMIA

Vinho misterioso e com bastantes emoções, convida a pratos cuidados de carne, caça e mesmo alguns queijos.

 

PREPARAÇÃO

Saborear o Bicho-da-Seda deve ser feito com cuidado, idealmente a garrafa devera ser colocada ao “alto” na véspera e abertas 3 a 4 horas antes de ser servida, preferencialmente deve ser decantado para separar o seu sedimento natural.

 

FICHA TÉCNICA

Colheita 2018
Denominação DOC Douro
Castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão.
Álcool 14.5%
pH3.66
Acidez total 5,2 g/dm3
Açúcares totais 0,69 g/dm3
Enologia Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira

Vinho Bicho da Seda
Vinho Bicho da Seda - Vinhos para a Páscoa
bicho da seda 2017

Bicho da Seda - Vídeo Promocional

Artigos Relacionados