Enoturismo: uma viagem ao mundo dos vinhos.
Num país nitidamente vitivinícola, a experiência de dar vida à cultura e à tradição é cada vez mais uma aposta certa no desenvolvimento económico e cultural.
A experiência de proximidade da natureza com a mão humana na viticultura, trouxe ao país lusitano fama de bons vinhos. E neste caso Portugal tem fama e tem proveito!
O Enoturismo é uma viagem ao mundo das vinhas e do que por lá se faz melhor. A Região do Douro e a Região do Alentejo, são as zonas onde se encontram o maior número de espaços dedicados ao Enoturismo.
Por lá, nos meses das vindimas, realizam-se visitas às vinhas e às adegas de vinho. Mas o que traz mesmo proximidade entre um meio rural e um meio citadino, é mesmo a manutenção do processo tradicional da apanha e da pisa das uvas. Uma tradição secular que mostra aos turistas mais aventureiros a realidade por detrás de um bom copo de vinho.
No Douro, região com paisagem classificada como Património Mundial pela UNESCO, a agitação no meio rural é realidade. Pelo menos nestes meses de vindimas, a despovoação não se nota. Notam-se os sorrisos daqueles que ensinam e que ficam felizes por ensinar!
O Enoturismo é mais do que uma experiência e mais do que uma viagem ao mundo rural. É a continuação de tradições seculares e de uma cultura enriquecida através da população.
Quinta dos Castelares | Há um novo Douro por descobrir