Quinta dos Castelares Superior em destaque no The Independent
Começamos a semana, partilhando uma excelente noticia.
The Independent destaca o nosso Quinta dos Castelares Superior, com a noticia “10 best Portuguese wines to remind you of holidays”.

“The Douro is one of Portugal’s most well-known wine regions thanks to it being the home of port. And with its steep terraced slopes and winding river, we’d argue it’s also one of the most beautiful too. This award-winning bottle is a blend of many of the same grape varieties found in the fortified spirit, with touriga nacional being perhaps the most well-known. With a complexity that belies the price, this full bodied red smacks of spicy red fruit and a little vanilla from time in oak. Excellent with a juicy steak, this is seriously smooth and extraordinarily good value.”
Continuamos a acreditar que há uma novo Douro para descobrir. Gratos pela referência. É uma enorme honra sermos destaque num orgão de comunicação social Internacional como o The Independent.

Superior Tinto

Vinho Tinto com carácter freixenista do Douro Superior. Aroma complexo a frutos vermelhos maduros, bastante equilibrado pelo estagio de 6 meses em barrica.

ESTÁGIO

6 meses em barricas de carvalho Francês (2/3) e Americano (1/3).

FICHA TÉNICA

Superior 2018
Denominação DOC Douro
Castas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, Sousão, Tinta Francisca e Tinto Cão.
Álcool 14,5%
pH 3,68
Acidez total 4,6 g/dm3
Açúcares totais 3,17 g/dm3

Enologia Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira

*Contêm Sulfitos

 

10.49 /750ml

HISTÓRIA

Origem

As uvas que dão origem a este vinho são um “field blend” de vinhas velhas de mais altas da Quinta dos Castelares, em Freixo de Espada à Cinta, no Douro Superior, a uma altitude entre os 500-600 metros.

Com o objetivo de obter o equilíbrio necessário a um vinho que queremos encorpado, mas com perfil elegante. Solos de xisto, vinha em socalcos com orientação dominante Norte-Nascente.

Superior Tinto - Quinta dos CastelaresSuperior Tinto - Quinta dos Castelares
Superior Tinto - Quinta dos Castelares

PROCESSO

Vinificação

Vindima manual. Desengace total seguido de esmagamento. As uvas são fermentadas por castas e por parcela de vinha, com o objectivo de fazer a selecção que permita um melhor resultado final.

Fermentação em cubas inox de pequena capacidade, a uma temperatura de 24ºC. Maceração controlada e suave, com o objectivo de obter vinhos concentrados, aromáticos e elegantes.

HARMONIZAÇÃO

Gastronomia

Experimente-o com carnes vermelhas, assados, e queijos.

Superior Tinto - Quinta dos Castelares
Superior Tinto - Quinta dos Castelares

NOTAS

Prova

Quinta dos Castelares Superior Tinto é um vinho com carácter ‘freixenista’ do Douro Superior.

Aroma a frutos vermelhos maduros, especiarias, violetas, e esteva, notas elegantes de baunilha. Vinho muito complexo e elegante, com taninos finos e firmes.

Também pode gostar…

  • Reserva Tinto | Vinhos | Quinta dos Castelares