Torne-se um mestre do copo e da garrafa. Hoje em dia, existem imensas opções de vinhos, o que nos faz querer combinar os melhores sabores da gastronomia com o famoso néctar de Baco.

Por isso, vamos deixar-lhe algumas dicas para o ajudar a ficar um expert na arte da harmonização e sinta-se mais seguro no momento de fazer a escolha certa.

Algumas das melhores combinações são:

  • Geralmente o vinho branco acompanha melhor pratos de peixe e o vinho tinto acompanha pratos de carne. O vinho branco é uma excelente escolha para os pratos de peixe e frutos do mar em geral, porém, não deixa de ser uma boa escolha para alguns pratos de carne, tudo depende do seu palato. Com carnes vermelhas, não é impossível, dependendo do prato em alguns casos ficaria com a sensação de que está a faltar algo. No caso, o que estaria em falta são os taninos, que ajudam a secar as papilas gustativas e são perfeitos para um bom corte suculento. Como existe sempre uma quebra nas regras, unir o peixe a um vinho tinto não é nada de especial, desde que seja um vinho com poucos taninos, como um Pinot Noir.
  • Para usufruir de todas as características de um bom espumante, precisa de saber como harmonizá-lo com os melhores pratos. O espumante seco normalmente é excelente para acompanhar umas entradas e aperitivos. Já o extra brut, que é ainda mais seco, acompanha muito bem pratos ácidos ou gordurosos, como saladas, lagostas, ceviches e massas. Um bom espumante brut costuma ser muito versátil e pode combiná-lo com saladas ou pratos mais elaborados como carnes vermelhas leves. Os espumantes demi-sec geralmente são leves e adocicados e por isso harmonizam muito bem com frutos do mar e sobremesas. Os espumantes doces devem acompanhar frutas, fondeu doces, chocolates e é sempre uma excelente escolha para sobremesas ou pratos mais docinhos.
  • Vá apurando o seu paladar, quando se trata de harmonizar vinho com comida, o ideal é evoluir aos poucos. Comece por um rótulo branco leve antes de degustar um tinto mais encorpado. A ordem é sempre crescente no que diz respeito à intensidade do vinho. Para a sobremesa, um vinho doce normalmente finaliza sempre muito bem uma refeição.
  • Combinar uma tábua de queijos e vinhos pode ser um grande desafio para iniciantes. Na dúvida, escolha um vinho e um queijo da mesma região assim será mais fácil acertar.
  • Faça atenção a pratos muito condimentados, o sabor intenso dos temperos podem dificultar a degustação do vinho. Como companhia para um prato muito marcante, escolha um vinho de igual intensidade.
  • Porém, tudo passa por uma questão pessoal, siga os seus instintos e preferências pessoais. Faça uma lista dos vinhos que mais gosta. Depois, comece por associar um prato para cada um deles. Aventure-se na incerteza, só assim é que saberá o que realmente gosta.

Visite o nosso site e desfrute dos sabores mais refrescantes que temos para lhe oferecer em https://www.castelares.com/vinhos/

Quinta dos Castelares | Há um novo Douro por descobrir

aaaaaTens mais de 18 anos?aaa

Quinta dos castelares

Bem-vindo ao nosso website!

Tens mais de 18 anos?

OU

Seja responsável. Beba com moderação.